Promessas de até 70% de desconto não foram cumpridas por grandes magazines
A tradicional campanha de saldão de início de ano trouxe, mais uma vez, reclamações de consumidores que não encontraram os descontos prometidos, alguns chegando a 70%, em cartazes de lojas. Para garantir boas ofertas, alguns consumidores, como Hedna de Oliveira, elaboraram estratégias, inclusive com revezamento familiar na fila, que começou desde cedo.
Decepção e Satisfação
Nem todos saíram satisfeitos. Carla, por exemplo, relatou decepção ao não encontrar fogão, microondas e tanquinho com os preços anunciados, sentindo-se enganada pelas ofertas. Por outro lado, outros consumidores encontraram produtos com preços vantajosos, demonstrando resultados diversos na experiência de compra.
Direitos do Consumidor
A advogada especialista em direito do consumidor, Juliana Ferreira Alves Martinez, orienta sobre os direitos do consumidor em situações como essa. Segundo ela, o Código de Defesa do Consumidor garante o cumprimento das ofertas anunciadas, sendo o consumidor amparado caso a loja não as cumpra. A advogada ressalta a importância de guardar os folhetos como prova da oferta. A especialista explica que, apesar de haver possibilidade de produtos com avarias em mostruários, todas as informações sobre o estado do produto devem ser claras e precisas na hora da venda, conforme o artigo 31 do CDC. A garantia de funcionamento do produto, mesmo em saldão, não pode ser comprometida, apenas aspectos estéticos como descoloração podem ser afetados pela exposição.
Leia também
Denúncias e Contatos
Em caso de se sentir lesado, o consumidor deve procurar o Procon. Em Ribeirão Preto, o endereço é Rua Duque de Caxias, 1181, Centro, e o telefone é 0800 772 91 89. A advogada finaliza reforçando a importância de denunciar ao Procon sempre que houver lesão aos direitos do consumidor.



