Secretário da Saúde acredita que Ribeirão deve evoluir no Plano São Paulo; flexibilização seria a partir de sábado (8)
Secretário de Saúde de Ribeirão Preto pede liberação do comércio para sábado
O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Escapelini, participou de sabatina na Câmara Municipal na última semana para discutir o combate à Covid-19. Durante a sessão, ele declarou que solicitará ao prefeito Arte Nogueira a liberação do comércio a partir do sábado. A proposta, que seguirá as recomendações do Estado, visa impulsionar as vendas do Dia dos Pais, comemorado no domingo.
Mudança de fase e flexibilização
Escapelini afirmou que a cidade deve mudar de fase no plano de flexibilização, pelo menos para a fase laranja, devido à melhora nos números da pandemia. No entanto, a volta do comércio somente seria possível na segunda-feira, com o início de um novo período de quarentena. A liberação para sábado dependerá da aprovação do prefeito e da equipe técnica.
Alerta sobre aglomerações
O secretário alertou a população sobre os riscos de aglomerações no centro da cidade, caso o comércio seja liberado no sábado. Ele enfatizou que a flexibilização não significa uma liberação total e que um aumento repentino de casos poderia levar a um retorno para uma fase mais restritiva em 15 dias. A preocupação é evitar uma nova explosão de casos, semelhante ao que ocorreu em outras ocasiões.
Leia também
A decisão sobre a liberação do comércio para o sábado dependerá de uma análise cuidadosa dos dados e da avaliação da equipe técnica. A prioridade é a saúde pública, buscando um equilíbrio entre a retomada das atividades econômicas e o controle da pandemia.



