Unidade atrásra tem 330 quartos para média e alta complexidade; hospital aguarda repasses para iniciar os atendimentos
Franca amplia atendimento SUS com novos leitos na Santa Casa
Mais vagas para pacientes
A Santa Casa de Franca inaugurou 20 novos leitos de internação para pacientes do SUS. Esta ampliação faz parte de um acordo com o governo de São Paulo que prevê a criação de 55 novas vagas na instituição.
Implantação em etapas e cenário atual
A abertura dos leitos ocorreu em etapas: 10 em julho, mais 10 um mês depois, e atrásra os 20 restantes. Com isso, Franca conta atrásra com 330 leitos de internação para média e alta complexidade, segundo a Comissão da Saúde da Câmara Municipal. Esta ampliação é vista como uma solução paliativa para a demanda da cidade, enquanto o Hospital Estadual de Franca, ainda em obras, não fica pronto.
Leia também
Recursos e próximos passos
Apesar da inauguração, a Santa Casa aguarda a publicação no Diário Oficial do governo de São Paulo para iniciar o atendimento nos novos leitos. A instituição também busca financiamento para a operação completa: 9 leitos pelo Ministério da Saúde e 40 pelo governo estadual. A necessidade desta ampliação se justifica pela preocupante situação vivida no primeiro semestre, com filas de espera chegando a uma semana em unidades de emergência.
A ampliação dos leitos na Santa Casa representa um avanço significativo no atendimento do SUS em Franca, amenizando a crise de vagas e oferecendo um respiro à população enquanto a construção do novo hospital estadual se completa. A liberação dos recursos restantes é crucial para garantir a plena operação dos novos leitos e o atendimento adequado à demanda da região.



