CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Santa Casa de Barretos recebe prêmio pelo desempenho em procedimentos de transplante de órgãos

Santa Casa de Barretos recebe prêmio pelo desempenho em procedimentos de transplante de órgãos
transplante de órgãos
Santa Casa de Barretos recebe prêmio pelo desempenho em procedimentos de transplante de órgãos

Santa Casa de Barretos recebe prêmio pelo desempenho em procedimentos de transplante de órgãos

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos foi recentemente homenageada com o prêmio Destaque Taxa de Notificação de Órgãos 2025. Em um período de 18 meses, o hospital realizou 54 notificações de suspeita de morte encefálica, todas confirmadas, resultando em 16 processos de captação e doação de órgãos. Para discutir a importância desse trabalho, conversamos com o Dr. Mário Roberto Rezende Guimarães Jr., presidente da Acidot (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa.

O Reconhecimento do Esforço da Equipe

Dr. Mário expressou sua gratidão, afirmando que o prêmio reflete o esforço de uma equipe dedicada, composta por médicos, enfermeiros e profissionais de diversos setores do hospital, desde a emergência até as UTIs e enfermarias. A Acidot, atuante há 17 anos, tem se destacado na notificação de pacientes com morte encefálica, um processo obrigatório para pacientes com quadros neurológicos graves que evoluem para o coma.

O Processo Delicado da Doação

O Dr. Mário explicou que a doação de órgãos é apenas uma parte de um processo que começa com o paciente que evolui para a morte encefálica, um momento doloroso para a família. A Acidot participa desde a identificação do paciente, avaliando se ele pode ser um doador, realizando o diagnóstico de morte encefálica por meio de três métodos diferentes, e auxiliando na manutenção do potencial doador e na entrevista familiar. O acolhimento da família é fundamental para construir confiança e obter o consentimento para a doação.

A Importância da UTI Neurológica

A Santa Casa de Barretos também conta com uma UTI neurológica, que auxilia no processo de confirmação de morte encefálica e captação de órgãos. A criação dessa UTI especializada foi motivada pelo aumento da demanda de pacientes neurocríticos. A UTI oferece cuidados especializados, com visitas diárias de equipes neuroclínicas e neurológicas, intensivistas dedicados e uma equipe multidisciplinar coesa. Isso tem contribuído para a redução da mortalidade de pacientes neurocríticos.

A Santa Casa continua empenhada em aprimorar a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, visando o desenvolvimento de uma cultura de doação tanto na instituição quanto na comunidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.