Segundo a administradora do hospital, o convênio com o governo do estado foi encerrado; pacientes tiveram que ser transferidos
A Santa Casa de Igarapá fechou seus 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 devido à falta de recursos financeiros. Essa decisão impacta diretamente a população de Igarapá e região, que atrásra precisa recorrer a hospitais em Ituverá e Ipuã, cidades a mais de 80 quilômetros de distância.
Impacto do Fechamento dos Leitos de UTI
O encerramento do convênio entre o governo do estado e o hospital deixou a Santa Casa sem recursos para manter os leitos de UTI abertos. Pacientes internados foram transferidos para outras cidades, deixando a unidade sem nenhum leito de UTI e impactando o atendimento a cerca de 10 pacientes por dia. A situação preocupa, pois a região depende exclusivamente desses leitos para o tratamento de casos graves de Covid-19.
Adaptações e Medidas Emergenciais
Para minimizar os impactos do fechamento da UTI, a Santa Casa de Igarapá ampliou o número de leitos de enfermaria de 5 para 7, além da criação de 2 novos leitos em uma área provisória. Atualmente, 5 pacientes estão internados nesses novos leitos. O hospital solicita vagas em outras instituições para pacientes que apresentem piora do quadro clínico, passando de leve para moderado.
Leia também
A Busca por Soluções e um Apelo à População
A situação financeira da Santa Casa de Igarapá é delicada, e a falta de um prazo para a retomada dos leitos de UTI preocupa. Há um impasse entre o governo estadual e o Ministério da Saúde sobre a responsabilidade pela habilitação desses leitos, enquanto a população sofre com a falta de atendimento adequado. O diretor técnico do hospital apela para que a população redobre os cuidados sanitários, mantendo o isolamento social e as medidas de higiene para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A abertura dos leitos de enfermaria visa garantir, ao menos, o atendimento inicial aos pacientes que chegam à unidade com sintomas da doença.


