Hospital tem alta nas internações desde janeiro; entre os dez pacientes internados na UTI oito são de Franca
Alta demanda por leitos de UTI em Ipuã
O Hospital Santa Casa de Ipuã, com 12 leitos de UTI, tem registrado alta ocupação, principalmente por pacientes transferidos de outras cidades. De acordo com Franciene Lucas, gestora técnica da unidade, o aumento significativo de transferências começou em janeiro, após uma nova habilitação do hospital.
Pacientes transferidos de Franca e região
Dos 10 pacientes internados na UTI em fevereiro, 8 são de Franca, 1 de Pedregulho e outro de Patrocínio Paulista. Desde o início do ano, a Santa Casa de Ipuã recebeu 58 pacientes de Franca: 41 em janeiro e 17 em fevereiro. A gestora afirma que se trata de pessoas com sintomas graves, transferidas tanto para enfermaria quanto para UTI.
Ampliação da estrutura
Para atender à demanda crescente, o hospital precisou substituir seu sistema de oxigênio. O novo tanque possui capacidade para 2 mil metros cúbicos, resolvendo o problema do alto consumo e das frequentes trocas de cilindros. Além disso, foram abertos três novos leitos de UTI, que começaram a operar recentemente. Atualmente, apenas três pacientes internados na Santa Casa são residentes de Ipuã, e nenhum deles está na UTI.
Leia também
A situação demonstra a importância da rede de saúde regional e a necessidade de colaboração entre municípios para garantir o atendimento adequado à população.



