CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Santa Cruz completa 58 anos e história é resgatada em projeto que conta detalhes sobre construção do estádio

Arena do Pantera celebra aniversário com resgate histórico do projeto Memórias Notariais
Santa Cruz
Arena do Pantera celebra aniversário com resgate histórico do projeto Memórias Notariais

Em meio a um momento delicado no Campeonato Paulista, o Botafogo encontra no passado um motivo de orgulho e inspiração. Nesta quarta-feira (21), o Estádio Santa Cruz completa 58 anos de história, justamente às vésperas de um jogo decisivo contra o Primavera, marcado para quinta-feira, às 20h.

Inaugurado em 21 de janeiro de 1968, o estádio foi palco de uma vitória histórica do Botafogo sobre a seleção da Romênia por 6 a 2. O primeiro gol da história do Santa Cruz foi marcado por Sicupira, eternizando o início da trajetória de um dos principais patrimônios esportivos de Ribeirão Preto.

Resgate histórico

Para marcar a data, o CBN Esportes destacou um levantamento realizado pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, por meio do projeto Memórias Notariais. A iniciativa recupera documentos históricos lavrados em cartórios e ajuda a contar a história de espaços emblemáticos, como o Estádio Santa Cruz.

Segundo o diretor do Colégio Notarial, Andrey Guimarães Duarte, a escritura que viabilizou a construção do estádio foi lavrada há quase 60 anos, no 4º Tabelionato de Notas de Ribeirão Preto, formalizando a doação dos terrenos ao Botafogo.

Doação do terreno

A escritura de doação data de 18 de junho de 1966 e envolveu áreas avaliadas em valores que somavam 1 milhão de Cruzeiros, considerando o terreno principal e as áreas destinadas à sede social do clube. O documento também teve papel importante no desenvolvimento urbano da região.

Além da doação, os donatários estabeleceram condições para o uso do espaço, como manutenção de áreas ajardinadas, limites de ocupação do solo e, principalmente, a preservação do vínculo do terreno com a finalidade esportiva e social do Botafogo-SP.

Papel do clube

O levantamento reforça a importância do Botafogo-SP para a cidade de Ribeirão Preto, não apenas como clube de futebol, mas como agente de integração social e desenvolvimento urbano. A construção do estádio ajudou a transformar uma área pouco ocupada em um novo polo de convivência e crescimento da cidade.

Para o projeto Memórias Notariais, histórias como a do Estádio Santa Cruz despertam grande interesse do público e ajudam a preservar a memória coletiva por meio de documentos oficiais, muitos deles escritos à mão e com mais de um século de existência.

Memórias Notariais

O projeto reúne escrituras históricas de diferentes momentos do Brasil, desde registros ligados a personagens históricos até documentos que revelam aspectos sociais e culturais do país. No caso dos estádios de futebol, o material permite conhecer como surgiram alguns dos principais palcos esportivos do estado de São Paulo.

O acervo do Memórias Notariais está disponível para consulta no site do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, permitindo que o público tenha acesso direto a documentos que ajudaram a construir a história do esporte e das cidades.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.