Em 2016, um termo de ajuste de conduta foi assinado com a Cetesb para minimizar os impactos da poluição
Ar Poluído em Santas Gertrudes
Santas Gertrudes, município localizado na região de São Carlos, ocupa o primeiro lugar no ranking de cidades com o ar mais poluído do estado, segundo dados divulgados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). A cidade, assim como Rio Claro (terceira colocada, atrás apenas de Cubatão), está cercada por empresas de mineração que extraem argila para a produção de pisos e revestimentos.
Impacto da Extração de Argila
A empresa Paulo Cera Mista, por exemplo, retira anualmente cerca de 9 milhões de toneladas de argila da região. As medições de partículas no ar, realizadas em 2022, apontam um problema crônico: desde 2014, Santas Gertrudes lidera o ranking de poluição na região. A poeira levantada pela secagem da argila a céu aberto causa problemas respiratórios na população.
Medidas para Redução da Poluição
Em 2016, a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a CETESB, comprometendo-se a implementar medidas para reduzir a poluição. A principal mudança prevista é a modernização do processo de secagem da argila, eliminando a prática de secagem ao ar livre. A previsão é que as medidas entrem em vigor em setembro de 2024. A expectativa é que essas ações contribuam para a melhoria da qualidade do ar em Santas Gertrudes.
Leia também
- Equipamentos inéditos para o monitoramento da qualidade do ar serão instalados em Santa Gertrudes
- Suspensão das atividades usina santa elisa: Usina Santa Elisa tem atividades suspensas e ao menos 1.200 funcionários são impactados
- Fechamento da usina santa elisa: Raízen anuncia paralisação por tempo indeterminado das atividades da Usina Santa Elisa
As ações implementadas pelas empresas do setor cerâmico, em conjunto com o monitoramento da CETESB, devem trazer resultados positivos para a qualidade de vida da população de Santas Gertrudes nos próximos anos, reduzindo os impactos negativos da poluição atmosférica na saúde pública.



