Doença causa inflamação na pele e é altamente contagiosa; as escolas do município ficarão fechadas até a próxima quinta-feira
Um surto de impetigo, doença contagiosa que causa inflamação na pele, levou à suspensão das aulas em creches e escolas municipais de Santo Antônio da Alegria. Cerca de 1200 alunos ficaram sem aulas até quinta-feira.
Surto e primeiros casos
O primeiro caso foi registrado na última terça-feira, em uma das creches da cidade. A avó de uma criança de dois anos e cinco meses relata a dificuldade em tratar a doença, que inicialmente foi diagnosticada como uma simples infecção. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou seis casos, mas estima-se que o número de suspeitos possa chegar a 40.
Medidas tomadas pela prefeitura
A secretária da Saúde, Alexandre de Souza, justificou a suspensão das aulas por uma semana, alegando a vulnerabilidade das crianças. A secretária da Educação, Luciana Salim, informou que está sendo realizada uma desinfecção completa dos ambientes escolares, incluindo paredes, brinquedos, carteiras, colchonetes e travesseiros.
Leia também
A doença e seu tratamento
De acordo com o médico Carlos Ramírez, o impetigo é causado por uma bactéria e se manifesta com bolhas na pele, principalmente no rosto, membros superiores e tórax, podendo se espalhar para os membros inferiores. Sem tratamento adequado, pode evoluir para febre. Crianças são mais vulneráveis devido ao sistema imunológico menos desenvolvido. Dos seis casos confirmados, apenas um é adulto.
O surto de impetigo em Santo Antônio da Alegria gerou preocupação e medidas rápidas por parte das autoridades municipais de saúde e educação, com foco na desinfecção das escolas e no tratamento das crianças afetadas. A suspensão das aulas demonstra a prioridade em conter a propagação da doença e garantir a saúde dos alunos.



