Ao todo, são 31 cidades no Estado de São Paulo com mutirões de combate ao Aedes Aegypti
São Carlos intensifica combate ao mosquito da dengue
Vigilância em borracharias
A cidade de São Carlos está mobilizada no combate ao Aedes aegypti, com foco na inspeção de borracharias. Agentes de vigilância epidemiológica visitam esses estabelecimentos, orientando os borracheiros sobre a importância da limpeza e descarte adequado de pneus, locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Prevenção e conscientização
A coordenadora de combate a endemias, Denise Scattoline, destaca a necessidade de conscientizar a população e os trabalhadores, principalmente aqueles que lidam com resíduos, sobre a correta armazenagem e descarte de pneus. A meta é visitar pelo menos 20 borracharias, orientando sobre a limpeza frequente (pelo menos duas vezes por semana com água, sabão e escova) de recipientes que possam acumular água, eliminando ovos do mosquito.
Leia também
Ações em conjunto e resultados
A força-tarefa de conscientização envolve mais de 24 cidades da região central, incluindo Araraquara, Rio Claro e Araras. Em São Carlos, os pneus recolhidos são encaminhados a um depósito da prefeitura e posteriormente a uma empresa de reciclagem em São Paulo. Até o momento, a cidade registrou quatro casos de dengue desde julho. A iniciativa visa prevenir um aumento de casos durante o verão. O telefone para mais informações em São Carlos é 3362-300. As recomendações são importantes para todas as cidades, visando evitar novas epidemias.



