Envelopes da licitação devem ser abertos na próxima quarta-feira
São Carlos enfrenta grave crise no transporte público. A cidade precisa de 104 ônibus e cinco micro-ônibus para atender à demanda, conforme decisão judicial. Atualmente, apenas 72 ônibus estão em operação, causando atrasos e superlotação.
Ônibus alugados como solução temporária
Para solucionar a situação emergencial, a Secretaria de Transporte e Trânsito de São Carlos negociou o aluguel de 30 ônibus de um grupo empresarial de São Paulo. O custo diário é de R$ 4.500,00 (R$ 150,00 por ônibus). O secretário de transporte e trânsito, Ademir Souza e Silva, afirma que o contrato verbal deve ser formalizado até o sábado. Os veículos alugados serão utilizados até que uma empresa assuma o serviço definitivamente.
Licitação em andamento
Enquanto isso, a licitação para a concessão do transporte público segue em andamento. Os envelopes serão abertos na próxima quarta-feira. Cinco empresas demonstraram interesse e já realizaram visitas técnicas à cidade. A empresa vencedora deverá operar o sistema por até dez anos, com possibilidade de prorrogação por mais dez.
Leia também
Expectativas para o futuro
A expectativa é que a situação melhore significativamente após a definição da empresa vencedora da licitação. A escolha de uma nova operadora pode pôr fim aos problemas de atrasos e superlotação que afetam os moradores de São Carlos há meses, desde a intervenção na empresa Suzantur em janeiro. A solução definitiva para o transporte público da cidade está próxima, dependendo apenas do desenrolar da licitação e da ausência de recursos judiciais.



