Número é 60% maior em relação ao mesmo período de 2016
São Carlos registrou um aumento significativo de raios nas primeiras duas semanas de janeiro. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a cidade teve uma média de 77 raios por dia, 60% a mais que no mesmo período de 2017.
Aumento de raios em São Carlos e região
No período, foram registrados 948 raios em São Carlos, contra 590 em 2017. Araraquara registrou 1086 raios (41% a menos que em 2017), enquanto Rio Claro teve apenas 260 (76% a menos).
Formação de raios e fatores contribuintes
O professor de Física e Engenheiro Civil José Antonio Pião explica que os raios se formam em nuvens carregadas de umidade e gelo. O choque entre partículas de gelo gera descargas elétricas, intensificado por um movimento violento dentro da nuvem chamado corrente de convecção. Especialistas apontam que mudanças climáticas e o aumento da temperatura podem contribuir para a maior incidência de raios, principalmente em grandes centros urbanos. A cada grau de aumento na temperatura média, a incidência de raios aumenta entre 20% e 50%. O calor do asfalto, evaporando água e formando nuvens, também contribui para esse fenômeno.
Leia também
Cuidados em caso de tempestades
O professor Pião alerta para os riscos de raios atingirem a rede elétrica. Recomenda-se desligar aparelhos eletrônicos das tomadas, evitar o uso do telefone fixo e contato com objetos metálicos durante tempestades. Lugares mais altos têm maior probabilidade de serem atingidos por raios devido à proximidade com as nuvens. Em épocas de temporais e trovoadas, é fundamental seguir essas precauções em todas as cidades, não apenas em São Carlos.



