CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São Joaquim da Barra atinge 65% de isolamento social e lidera estatísticas no estado

Promotor de Justiça, Ilo Wilson Marinho Júnior, comenta as ações de combate à pandemia na cidade
Isolamento social São Joaquim da Barra
Promotor de Justiça, Ilo Wilson Marinho Júnior, comenta as ações de combate à pandemia na cidade

Promotor de Justiça, Ilo Wilson Marinho Júnior, comenta as ações de combate à pandemia na cidade

São Joaquim da Barra, no interior paulista, tem se destacado por apresentar um dos melhores indicadores de distanciamento social do estado. Apesar disso, a cidade enfrenta dificuldades no controle da pandemia de Covid-19, o que levou a Secretaria da Saúde a reativar o Hospital de Campanha.

Atuação do Ministério Público

O Ministério Público acompanha de perto a situação, cobrando medidas e auxiliando a prefeitura e a Secretaria da Saúde. O promotor de justiça Ilo Wilson Marinho Gonçalves Junior explica que, desde o início da pandemia, o órgão acompanha as ações de combate à doença, por meio de números, recomendações e ofícios enviados a diversos departamentos, incluindo a Vigilância Sanitária, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social e forças policiais. Essa atuação conjunta visa minimizar os impactos da pandemia.

Medidas e Transparência

O Ministério Público utiliza as redes sociais (Facebook e Instagram) para divulgar suas ações, receber denúncias da população e manter a transparência. As denúncias recebidas são encaminhadas à Vigilância Sanitária para as devidas providências. Uma nota publicada nas redes sociais detalha as medidas tomadas, incluindo a ampliação do número de leitos de UTI, o remanejamento de recursos de depósitos judiciais para instituições de longa permanência para idosos e a aquisição de equipamentos essenciais.

Resultados e Desafios

Graças ao trabalho conjunto, São Joaquim da Barra alcançou um índice de isolamento social satisfatório. No entanto, os desafios permanecem, como a necessidade de mais leitos de UTI e profissionais especializados. A intervenção do Ministério Público resultou em um investimento de aproximadamente R$ 660 mil para a compra de equipamentos, incluindo seis respiradores, que irão melhorar a capacidade de atendimento da cidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.