CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São Joaquim da Barra tem queda no número de internados em estado grave e mortes por Covid-19

Cidade adotou medidas mais restritivas para controlar o contágio; Santa Casa chegou a operar com 160% da capacidade
Covid-19 em São Joaquim da Barra
Cidade adotou medidas mais restritivas para controlar o contágio; Santa Casa chegou a operar com 160% da capacidade

Cidade adotou medidas mais restritivas para controlar o contágio; Santa Casa chegou a operar com 160% da capacidade

Após um período crítico na saúde pública de São Joaquim da Barra, marcado por denúncias, mortes e colapso no sistema de saúde, a cidade registra queda nos índices de internação por Covid-19. O Ministério Público acompanhou de perto a situação, realizando diversas reuniões com a Prefeitura e a Santa Casa.

Queda nos Casos e Internações

O Hospital Santa Casa chegou a operar com 100% de ocupação nos leitos de UTI por mais de um mês. Entretanto, medidas recentes surtiram efeito, reduzindo o número de casos positivos diários de 28 para 9, e o de internados de 8 para 5. A cidade também zerou os óbitos diários no último mês. Atualmente, há 5 pacientes internados na UTI do município, dois em observação, com 18 leitos disponíveis. Apesar da melhora, a taxa de ocupação geral (Santa Casa e hospital de campanha) permanece alta, em 90%.

Medidas Adotadas e Resultados

Segundo o promotor Dr. Ilo Wilson Marinho Gonçalves Junior, a melhora se deve a dois fatores principais: o avanço da vacinação e a adoção de medidas mais efetivas pela prefeitura. Foram realizadas operações conjuntas entre polícias e vigilância sanitária em bares, restaurantes e centros religiosos, além de reuniões com responsáveis por esses estabelecimentos. Houve aumento de leitos (aproximadamente 20%), extensão do decreto municipal com restrições, intensificação da fiscalização e campanhas educativas. Comparando junho com maio, houve uma redução de aproximadamente 50% nas internações (enfermaria e UTI), 68% nas notificações positivas e 75% nas internações no hospital de campanha.

Perspectivas e Atuação Regional

A melhora em São Joaquim da Barra também impactou positivamente a região, principalmente devido às medidas restritivas adotadas em Franca, cidade referência na região com maior número de leitos de UTI. O Ministério Público atua de forma conjunta com promotores de outras comarcas, monitorando a situação regional. Apesar dos avanços, a recomendação é que a população continue seguindo os protocolos de segurança, mesmo com o avanço da vacinação. A situação demonstra a importância da coordenação entre órgãos públicos e a adoção de medidas eficazes no combate à pandemia.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.