CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

‘São meio-dia’ ou ‘é meio-dia’? Plural o singular? Saiba o que usar quando o assunto é hora!

Ouça a coluna 'CBN Papo Certo' com Lígia Boareto
meio dia
Ouça a coluna 'CBN Papo Certo' com Lígia Boareto

Ouça a coluna ‘CBN Papo Certo’ com Lígia Boareto

O programa Papo Certo, da CBN, recebeu a linguista Lígia Boareto para mais uma edição. Lígia, conhecida por ser fã de Chico Buarque, iniciou a conversa com uma música do artista, usando-a como gancho para discutir a concordância verbal com a palavra “horas”.

Concordância com “horas”

Lígia explicou que a concordância verbal com a palavra “horas” segue a mesma regra da porcentagem: se a hora é mencionada no singular (meio-dia, uma hora, zero hora, meia-noite), o verbo também fica no singular (“é”). Se a hora é mencionada no plural (duas horas, 17 horas), o verbo vai para o plural (“são”).

O título do filme “Que Horas Ela Volta?”

A discussão se voltou para o título do filme brasileiro “Que Horas Ela Volta?”. Lígia apontou que, formalmente, o título deveria ser “A que horas ela volta?”, mas a forma coloquial é amplamente utilizada, inclusive na mídia. A escolha do título original, segundo Lígia, visou justamente provocar uma discussão sobre as diferenças entre a linguagem formal e informal, bem como sobre questões sociais presentes no filme.

Dúvida sobre “mussarela”

Para finalizar, Lígia respondeu a uma pergunta de um ouvinte sobre a forma correta de pedir mussarela em um mercado: “300 gramas de mussarela” é a forma correta, segundo a linguista. A próxima edição do programa trará mais detalhes sobre a escrita e o uso da palavra “mussarela”. O programa também convida os ouvintes a enviarem suas dúvidas pelo WhatsApp da CBN.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.