Imunizantes chegam às cidades da região nos próximos dias; o número de doses para cada DRS não foi informado
Ribeirão Preto e região retrocedem para a fase vermelha do Plano São Paulo
Ocupação de leitos de UTI como fator decisivo
Devido ao aumento da ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19, a região de Ribeirão Preto foi rebaixada para a fase vermelha do Plano São Paulo. Em apenas uma semana, a taxa de ocupação na DRS-13 (Diretoria Regional de Saúde) saltou de 73,1% para 82%, ultrapassando regiões como Franca, que já se encontrava na fase vermelha. A situação em Ribeirão Preto é agravada pela alta taxa de ocupação nos hospitais públicos (92%) e privados (76%).
Medidas do governo e perspectivas futuras
O governo do Estado anunciou a criação de 20 novos leitos de UTI para a região: 10 para a rede municipal de Ribeirão Preto, 10 para o Hospital das Clínicas e 3 para Jaboticabal. Apesar de uma leve queda recente em casos e óbitos, a taxa de ocupação de leitos permanece alta, levando à regressão para a fase mais restritiva do Plano São Paulo, que entrará em vigor na segunda-feira, 30 de janeiro, e se estenderá até 7 de fevereiro. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, mencionou a redução de leitos pelo governo federal como um fator agravante da situação.
Leia também
Vacinação e próximos passos
A fase vermelha implica na restrição de funcionamento de diversos comércios, permitindo apenas os serviços essenciais. A coletiva de imprensa também abordou a distribuição de vacinas da Coronavac, com a previsão de imunização de idosos acima de 90 anos a partir de 8 de fevereiro e idosos entre 85 e 89 anos a partir de 15 de fevereiro. O governador João Doria alertou para a possibilidade de novas reclassificações extraordinárias caso os índices não melhorem na próxima semana.



