CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São Paulo pode atingir 90% da população totalmente vacinada se os 5,4 milhões de faltosos tomassem a segunda dose

Mudança no intervalo de 12 para oito semanas entre as doses pode ser um dos fatores; coordenador do plano de imunização analisa
vacinação São Paulo
Mudança no intervalo de 12 para oito semanas entre as doses pode ser um dos fatores; coordenador do plano de imunização analisa

Mudança no intervalo de 12 para oito semanas entre as doses pode ser um dos fatores; coordenador do plano de imunização analisa

São Paulo está próximo de atingir a meta de 90% da população imunizada contra a Covid-19, mas ainda há 5,4 milhões de pessoas sem o esquema vacinal completo. Para alcançar a imunização desejada, é necessário que esses faltosos procurem os postos de vacinação.

Público Jovem e a Baixa Adesão

A faixa etária de 12 a 17 anos apresenta a maior quantidade de faltosos, com apenas 27% dos jovens tendo tomado as duas doses da Pfizer (único imunizante autorizado para essa faixa etária). A coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, aponta a mudança no intervalo entre as doses (de 12 para 8 semanas) como um dos motivos da baixa adesão, gerando confusão entre os jovens e seus responsáveis. Apesar da excelente resposta inicial à primeira dose, o retorno para a segunda dose não foi tão expressivo.

Estratégias de Mobilização e Importância da Segunda Dose

Para incentivar a vacinação, o governo paulista tem utilizado as mídias sociais (Instagram, etc.) e coletivas de imprensa. Regiane reforça a importância da segunda dose, mesmo com a alteração no prazo, enfatizando que não há riscos em tomar a segunda dose fora do intervalo inicialmente previsto. A segunda dose é crucial para a proteção completa contra a Covid-19, reduzindo significativamente o risco de hospitalização.

Perspectivas e Medidas Futuras

Apesar da maior parte da população entre 18 e 40 anos já ter atingido a meta de 90% de imunização, a população mais jovem (20 a 29 anos) ainda precisa completar o ciclo vacinal. O estado de São Paulo lidera o país em número de pessoas com esquema vacinal completo e espera alcançar a meta de 90% até o fim do ano ou início de 2024. A possibilidade de flexibilização do uso de máscaras em locais abertos está sendo monitorada, levando em consideração a taxa de vacinação e outros indicadores de saúde. A recomendação é que todos completem o esquema vacinal e continuem utilizando máscaras até que haja confirmação da segurança da flexibilização.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.