CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São Simão reforça segurança escolar depois de tumulto em colégio estadual

Chefe da Guarda, José Donizete de Freitas, conversou com a CBN Ribeirão
segurança escolar
Chefe da Guarda, José Donizete de Freitas, conversou com a CBN Ribeirão

Chefe da Guarda, José Donizete de Freitas, conversou com a CBN Ribeirão

Em resposta a recentes tumultos e atos de vandalismo, a prefeitura de São Simão contratou oito seguranças particulares para reforçar a segurança da Escola Estadual Capitão Virgílio Garcia. A medida visa proteger alunos, pais, professores e o patrimônio escolar, após incidentes que geraram preocupação na comunidade.

O Contexto dos Tumultos

Segundo José Donizete de Freitas, chefe da Guarda Municipal de São Simão, os tumultos da última quinta-feira envolveram arremesso de pedras contra a escola, provenientes de uma linha férrea próxima. Os atos de vandalismo resultaram em vidros quebrados e um clima de medo entre os professores. Estima-se que um grupo de cerca de 20 alunos esteja envolvido, com 5 ou 6 liderando as ações.

O Incidente que Desencadeou a Crise

Uma professora, que preferiu não se identificar, relatou que as confusões começaram na quarta-feira, quando um aluno teve o cartão de memória de seu celular roubado. Em reação, o aluno pegou pedaços de pau e ameaçou agredir outros estudantes. A Guarda Municipal foi acionada, seguida pela Polícia Militar e pelo Conselho Tutelar, que conseguiram conter o aluno.

Reações e Medidas Adotadas

A abordagem policial ao aluno foi alvo de controvérsia, com a prima do adolescente alegando agressividade por parte dos policiais. A tenente da Polícia Militar, Carolina Berbeu, defendeu a ação, afirmando que o aluno resistiu à abordagem e à prisão, chegando a lesionar os policiais. As imagens das câmeras de segurança serão analisadas para esclarecer os fatos. Simone Maria Loca, dirigente de ensino da região, repudiou o vandalismo e garantiu que a situação será devidamente apurada. Relatos de pais e funcionários apontam para problemas como bullying, uso de drogas e vandalismo recorrente, com a necessidade de maior envolvimento familiar no ambiente escolar.

O aluno envolvido no início da confusão foi detido e liberado após registro de boletim de ocorrência. A Guarda Municipal reforçou o patrulhamento na área da escola com duas viaturas, buscando garantir a segurança e a ordem.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.