Cidade teve dois casos da doença em cerca de um mês; uma das vítimas morreu
Barretos enfrenta um surto de meningite com dois casos registrados em novembro, resultando em uma morte. Apesar de um segundo caso confirmado, as autoridades conseguiram isolar a bactéria. A Secretaria de Saúde acompanha outros casos suspeitos, gerando preocupação na cidade.
Monitoramento Intensificado
O secretário de saúde de Barretos, Alexandre Franco, assegurou a ampliação do monitoramento e acompanhamento da doença após os casos confirmados. Essa medida visa identificar e tratar precocemente novos casos, controlando a propagação da infecção.
Tipos de Meningite e Sintomas
O infectologista Valdes Roberto Bollela, do HC de Ribeirão Preto e da Faculdade de Medicina da USP, explica que existem diversos tipos de meningite, sendo as infecciosas, bacterianas e virais as mais comuns. Ele alerta para o aumento de casos de meningite bacteriana, principalmente no inverno. Os sintomas incluem dor de cabeça intensa, febre e necessitam de atendimento médico imediato e hospitalização.
Prevenção e Tratamento
O infectologista destaca que, apesar da gravidade, a meningite é prevenível e tratável. O tratamento envolve antibióticos para meningite bacteriana e antivirais em alguns casos de meningite viral. A prevenção se dá principalmente através da vacinação, incluindo vacinas contra hemófilos, meningite meningocócica e pneumococo, dependendo do grupo de risco e faixa etária. Apesar dos esforços, a CBN não obteve entrevista com o secretário de saúde para comentar medidas adicionais de prevenção em Barretos.
A situação em Barretos reforça a importância da vigilância epidemiológica e da conscientização sobre a prevenção da meningite, especialmente com a vacinação adequada.


