Secretaria vai ter mais autonomia na hora de encaminhar os pacientes aos hospitais; DRS 8 vive uma falta de leitos
Franca enfrenta grave problema com falta de vagas em hospitais, deixando dezenas de pacientes aguardando transferência.
Mudanças no Sistema de Regulação
Após mais de 40 pessoas passarem horas à espera de transferência em unidades de saúde de Franca, o governo do estado anunciou mudanças no sistema de regulação de vagas em hospitais. A expectativa é que a nova medida agilize o processo de encaminhamento de pacientes para internação.
Acesso Direto ao Sistema CROSS
O prefeito Alexandre Ferreira relatou contato com a Secretaria de Estado da Saúde, garantindo acesso direto de Franca ao sistema CROSS. Essa mudança permitirá que a secretaria municipal encontre vagas em hospitais de cidades vizinhas, como Patrocínio Paulista, Tuverava, Pedregulho, São Joaquim da Barra e Morungaba, ampliando as opções de internação e reduzindo o tempo de espera.
Leia também
Melhoria na Classificação de Pacientes
A nova sistemática também prevê uma melhor classificação dos pacientes, priorizando aqueles que necessitam de atendimento imediato. Essa organização permitirá otimizar o uso das vagas disponíveis e garantir atendimento mais rápido aos casos mais urgentes. A ampliação do leque de hospitais para encaminhamento dos pacientes de Franca também deve desafogar as unidades de saúde da cidade.
Embora as mudanças prometam agilizar o processo, a eficácia da nova medida ainda precisa ser observada na prática. A integração da Secretaria de Saúde de Franca com o sistema CROSS, que permite aos médicos inserirem informações dos pacientes para avaliação de urgência e encaminhamento, é crucial para o sucesso da iniciativa. A construção do Hospital Estadual Regional de Franca, com quase 200 leitos, é apontada como solução de longo prazo para o problema.


