Sala de vacinação e a geladeira onde são armazenados os imunizantes ficaram abertas; um botijão de gás foi furtado
Em Mococa, 60 doses da vacina contra a Covid-19 perderam a eficácia após um incidente na unidade de saúde Maria Madalena, localizada no bairro Nene Pereira-Lima. O ocorrido foi registrado na manhã de ontem, quando funcionários encontraram a janela da sala de vacinas quebrada, a geladeira aberta e um botijão de gás furtado.
Arrombamento e Perda de Vacinas
Segundo informações da enfermeira Michelle Batista, da vigilância epidemiológica de Mococa, a responsável pela unidade relatou que, ao chegar pela manhã, constatou a violação da sala e a alteração na temperatura da geladeira, que chegou a 18 graus. Apesar de não terem sido furtadas, as 60 doses de vacina foram comprometidas pela variação de temperatura (16 graus ao chegar na unidade).
Investigação em Andamento e Análise das Doses
As vacinas foram enviadas para análise em São Paulo para verificar a possibilidade de uso. A devolutiva é esperada ainda esta semana. A Polícia Civil investiga o caso. Enquanto aguarda o resultado da análise, o município considera as doses perdidas, representando uma perda significativa considerando o contexto da pandemia.
Leia também
Números da Vacinação em Mococa
Até o momento, Mococa vacinou 21.884 pessoas contra a Covid-19: 13.853 receberam a primeira dose e 8.031 a segunda dose. A perda das 60 doses, embora lamentável, não compromete significativamente o andamento da campanha de vacinação na cidade.



