No acumulado a cidade chega a 2.721óbitos por complicações da doença e 101.701 testes positivados
Ribeirão Preto registra mais de 100 mil casos de Covid-19
Novos casos e óbitos
Nesta quarta-feira, Ribeirão Preto confirmou 339 novos casos de Covid-19, totalizando 101.701 desde o início da pandemia. Houve também mais 9 óbitos, sendo 6 mulheres e 3 homens com idades entre 38 e 87 anos, elevando o número total de mortes para 2721.
Avanço da vacinação
Até o momento, 569 mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Ribeirão Preto: 399 mil pessoas receberam a primeira dose, 154 mil completaram o esquema vacinal com as duas doses, e 16 mil receberam a dose única. Isso representa 58% da população imunizada com pelo menos uma dose.
Leia também
A importância da vacinação e medidas preventivas
Apesar do avanço na vacinação, o número de casos não diminuiu significativamente. O professor e pesquisador da Unesp, Victor Ingrácio Avalente, explica que as vacinas têm reduzido casos, internações e óbitos, principalmente contra a variante Gama, que ainda predomina. No entanto, o monitoramento constante é crucial, pois novas variantes podem surgir e dificultar a eficácia das vacinas, aumentando o risco de reinfecções. O pesquisador destaca a importância da segunda dose, especialmente contra a variante Delta, uma vez que estudos mostram que a proteção com duas doses é significativamente maior do que com apenas uma dose, para todas as vacinas disponíveis (Pfizer, AstraZeneca e Coronavac).
Mesmo com o avanço da vacinação, a prevenção continua sendo fundamental para conter o avanço da doença. A aplicação da segunda dose é crucial para garantir uma maior proteção individual e coletiva.



