Vítima era um homem de 37 anos que estava internado desde 1º de junho e morreu no domingo (23)
Um homem de 37 anos morreu vítima do vírus H1N1 em Ribeirão Preto, conforme confirmado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta quarta-feira. O óbito ocorreu no último domingo (23/06), e o paciente estava internado desde o dia 1º de junho. Ele era portador de uma doença neurológica crônica e não havia se vacinado contra a gripe em 2019.
Primeiro óbito por H1N1 em Ribeirão Preto em 2019
Este foi o primeiro caso de morte por H1N1 confirmado em Ribeirão Preto em 2019. Em março, uma jovem de 21 anos faleceu com suspeita da doença, mas os exames descartaram o vírus como causa da morte. De acordo com o boletim epidemiológico de 17 de junho, foram registrados dois casos de H1N1 e dois de H3N2 na cidade.
Vacinação e casos na região
Até a segunda quinzena de junho, 187.203 pessoas haviam sido imunizadas em Ribeirão Preto contra a gripe (77,2% do público-alvo). Araraquara também registrou um caso confirmado de H1N1 em uma mulher de 38 anos, que iniciou os sintomas no final de maio. O médico Walter Figueiredo, de Araraquara, expressou preocupação com a circulação do vírus na cidade devido ao aumento de pessoas com sintomas gripais.
Leia também
Prevenção e cuidados
Os sintomas da H1N1 incluem febre alta, dor muscular, dor de cabeça, dor nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e, em alguns casos, vômito. Para se proteger, especialistas recomendam lavar bem as mãos, evitar aglomerações, não tocar em olhos ou nariz sem higienização prévia e cobrir a boca ao tossir ou espirrar. A campanha de vacinação contra a gripe continua em Ribeirão Preto, Araraquara e outras cidades da região, sendo gratuita e sem prazo definido para o término.



