Campanha de vacinação começou nesta segunda-feira (7) em todo o território nacional; são mais de 30 salas de imunização
Matheus, um ano e três meses, chorou ao tomar a vacina contra o sarampo, cena comum relatada por sua mãe, Patrícia Raquel Mota, moradora da Vila Virginia. Apesar do choro, a vacinação faz parte da rotina familiar, motivada pelo surto da doença na região.
Aumento na procura por vacinas
Com o crescimento do número de casos de sarampo em Ribeirão Preto (33 confirmados, o maior número da região), a sala de vacinação da Vila Virginia, uma das mais movimentadas da cidade, tem registrado aumento na procura pela imunização. Elizabeth Borges Trombela, auxiliar de enfermagem da unidade, destaca a importância da população verificar a situação de suas carteiras de vacinação.
Campanha Nacional de Vacinação
Em todo o país, teve início a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Em Ribeirão Preto, o foco inicial são as 40 mil crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, Maíra Fernando Oliveira, explica que a cidade disponibiliza 35 salas de vacinação, incluindo a dose zero para crianças até 6 meses, além das doses aos 1 ano e 1 ano e 3 meses. A primeira fase da campanha segue até 25 de outubro, com um dia D marcado para 19 de outubro, com ampliação do horário de funcionamento em 13 unidades de saúde.
Próximos Passos
Após a primeira etapa, o Ministério da Saúde lançará a segunda fase da campanha em 18 de novembro, direcionada à população de 20 a 29 anos. A iniciativa demonstra o esforço para conter o surto de sarampo e garantir a imunização da população.


