Outros 14 pacientes com sintomas da doença foram testados, mas os exames deram negativo para a Covid-19
Ribeirão Preto registra aumento significativo em casos suspeitos de coronavírus
Casos Suspeitos e Testes
O boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem aponta 103 casos suspeitos de coronavírus em Ribeirão Preto, um aumento de 45% em relação aos 71 casos monitorados na quarta-feira. Apesar do aumento, a cidade ainda não registra casos confirmados da Covid-19. Quatorze testes já foram realizados, com 14 resultados negativos, e a prefeitura aguarda os resultados de outros exames.
Situação de Emergência e Medidas de Contenção
A prefeitura decretou situação de emergência e implementou uma série de medidas para conter o avanço da doença, válidas por 180 dias. O secretário da Saúde, Sandro Scarpellini, justificou a necessidade de reduzir a circulação de pessoas a partir de sábado, ressaltando a importância de aproveitar uma possível “janela de oportunidade” para minimizar o número de casos e evitar sobrecarregar o sistema de saúde.
Leia também
Restrições e Exceções
O decreto suspende o funcionamento de diversos estabelecimentos que promovem aglomerações, incluindo eventos públicos e privados (de 21 de março a 5 de abril), visitas a hospitais, cinemas, clubes, academias, boates, bares, museus, e serviços de saúde bucal e odontológica. Há exceções para estabelecimentos médicos, farmacêuticos, psicológicos, laboratórios, clínicas de fisioterapia e vacinação, distribuidoras de gás, postos de combustíveis, serviços de entrega e supermercados. Locais como restaurantes e comércios em geral podem funcionar com 50% da capacidade, mantendo distanciamento de 1 metro entre clientes e higienização a cada 3 horas. Velórios estão limitados a 10 pessoas, entre 19h e 7h. Shoppings foram recomendados a fechar, com exceção das clínicas médicas.
As medidas visam conter o avanço do coronavírus em Ribeirão Preto, buscando minimizar o impacto na saúde pública e no sistema de saúde da cidade. A situação permanece em monitoramento constante, e novas medidas poderão ser adotadas conforme a evolução da epidemia.


