A cidade monitora um caso suspeito da doença; paciente está isolado em casa e passa bem
Apesar da confirmação de um primeiro caso provável de coronavírus em Ribeirão Preto, as autoridades de saúde da cidade afirmam que não há motivo para pânico. Em coletiva de imprensa na quinta-feira, no Palácio Rio Branco, o secretário da saúde, Sandro Scarpeline, tranquilizou a população, reconhecendo, no entanto, um "grau de preocupação e deisteria muito grande".
Paciente Suspeito
O paciente suspeito, um homem de 42 anos, retornou de uma viagem de 30 dias à Itália no sábado. Apresentou sintomas de coriza, febre e dor de garganta na quarta-feira. Cinco pessoas que tiveram contato próximo com ele estão sendo monitoradas pela saúde municipal, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.
Medidas Preventivas
Segundo Luzia Marcia Romanhole Passos, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a cidade está adotando o isolamento voluntário. A orientação é que pessoas que chegam de viagens permaneçam em observação, em isolamento voluntário, restringindo seus contatos sociais. O paciente em questão relatou ter seguido essa recomendação.
Leia também
O protocolo nacional determina que turistas com quadro gripal devem procurar um médico, que entrará em contato com a Secretaria da Saúde para discutir o caso. Exames são realizados com secreções do nariz e da garganta, e equipes de saúde monitoram os contatos próximos do paciente. No Brasil, o Ministério da Saúde acompanha 132 casos suspeitos, sendo 85 em São Paulo. Além do caso em Ribeirão Preto, há outras duas suspeitas na região de Franca.
As autoridades reforçam a importância do acompanhamento médico e do isolamento voluntário para conter a propagação do vírus. A situação segue sendo monitorada de perto pelas autoridades de saúde.



