Orientação é para que as pessoas consultem a carteiras de vacinação para colocar o imunizante em dia
O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo emitiu um alerta para a população sobre a importância da vacinação contra o sarampo. A medida foi tomada após a confirmação de dois casos importados da doença na capital paulista, Saúde do estado fica em alerta, registrados em outubro. Os pacientes são adultos, uma mulher de 35 anos e um homem de 37 anos, ambos com histórico recente de viagem ao exterior.
Transmissão e gravidade do sarampo: A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lange, explicou que o sarampo é uma doença viral altamente transmissível, que pode apresentar quadros graves e até levar à morte. A transmissão ocorre por meio da tosse, fala, espirro ou aspersão de gotículas de saliva de pessoas infectadas.
Medidas de prevenção e alerta aos profissionais de saúde
A vacinação é destacada como a forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A Secretaria de Saúde orientou os profissionais a ficarem atentos a casos de febre acompanhada de manchas pelo corpo, para identificar suspeitas da doença e adotar as medidas de controle necessárias. Também são recomendadas buscas ativas por casos suspeitos.
Risco de transmissão local e recomendações à população: A detecção do vírus no estado reforça o risco de transmissão local e a possibilidade de disseminação para outras áreas. Pessoas que retornam de viagens, especialmente do exterior, devem observar o aparecimento de sintomas em até 21 dias após o retorno. Em caso de febre e vermelhidão na pele, é recomendado evitar contato com outras pessoas e procurar avaliação médica.
Informações adicionais
Na rotina dos serviços de saúde, a vacinação contra o sarampo é indicada para todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos de idade.



