CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se alimentar bem e comprar mais barato; confira a lista de produtos que estão mais em conta neste começo de ano

Abacaxi é um dos itens mais caros; devido ao término da safra na nossa região, a fruta está sendo fretada de outros estados
Alimentos baratos
Abacaxi é um dos itens mais caros; devido ao término da safra na nossa região, a fruta está sendo fretada de outros estados

Abacaxi é um dos itens mais caros; devido ao término da safra na nossa região, a fruta está sendo fretada de outros estados

A chuva afeta diretamente o nosso bolso, influenciando os preços de frutas, legumes e verduras. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CAGESP) divulgou uma lista de produtos com preços favoráveis, estáveis e desfavoráveis para compra, considerando a influência das chuvas na produção.

Produtos com preços favoráveis

Segundo Eudes Araújo, gerente do entreposto da CAGESP em Ribeirão Preto, ameixas nacionais, uva Niagara, manga Palmer, morango, boboninha paulista, batata doce, alface (americana, crespa e lisa), abobrinha, abóbora paulista, tomate, cebola e milho verde estão com preços favoráveis. A chuva, em alguns casos, beneficiou a produção desses itens. A soja, por exemplo, em algumas regiões e estágios de desenvolvimento, se beneficia com as chuvas.

Produtos com preços estáveis

Outros produtos apresentam preços estáveis, como nabo, repolho, batata asterix, graviola, laranja lima, limão siciliano, e algumas variedades de morango. Apesar das chuvas, o impacto nos preços dessas variedades ainda não é significativo, mas pode mudar caso as chuvas se intensifiquem nas regiões produtoras.

Produtos com preços desfavoráveis

Por outro lado, abacaxi, pera, banana (prata e nanica), limão, mandioquinha, pimentão (amarelo e verde), e cebola nacional estão com preços desfavoráveis. As chuvas prejudicaram a produção, elevando os custos e, consequentemente, os preços. A banana, por ser um produto de consumo diário, sofre bastante com a variação de preço. O tomate, apesar de uma estabilização recente, também é sensível à umidade e calor, que favorecem doenças e reduzem a produção. O alho nacional também se encontra com preços elevados.

Para economizar, a dica principal é pesquisar preços em diferentes locais, considerando que a variação de preços pode demorar a chegar ao consumidor final, dependendo da perecibilidade do produto e da distância da região produtora. A pesquisa de preços é fundamental para uma compra inteligente e econômica.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.