Diretor do Butantan também afirmou que, caso haja falta de vacinas, o ‘plano b’ deve partir do Governo Federal
Serrana se prepara para vacinação em massa
Vacinação em Serrana: Cronograma e expectativas
A cidade de Serrana, interior de São Paulo, está prestes a iniciar um estudo inédito de imunização em massa contra a Covid-19. A coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira trouxe informações importantes sobre o plano de vacinação, que começará às 14h. Jornalistas de todo o país acompanham o evento na escola que sediará a campanha. A pesquisa visa avaliar a eficácia da vacina CoronaVac na redução da transmissão do vírus, impacto em internações e tempo para alcançar a imunidade de rebanho.
Autoridades presentes e declarações
Estiveram presentes na coletiva o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas; o secretário estadual da saúde, Jean Gorinchteyn; o prefeito de Serrana, Leonardo Capiteli; e o governador João Doria. Em entrevista ao G1, o diretor do Instituto Butantan, questionado sobre um plano B caso as doses da vacina sejam insuficientes, afirmou que a responsabilidade de garantir o fornecimento de doses adicionais cabe ao Ministério da Saúde.
O secretário estadual da saúde, Jean Gorinchteyn, anunciou a criação de novos leitos de UTI nas regiões de Américo Brasiliense e São Carlos, além da disponibilização de respiradores emergenciais para garantir assistência médica a todos.
Próximos passos e cobertura
A equipe de reportagem permanece em Serrana para acompanhar os desdobramentos da vacinação e trazer atualizações aos ouvintes. A expectativa é de que o estudo em Serrana forneça dados relevantes para a estratégia nacional de combate à pandemia.



