CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sebrae aponta aumento no empreendedorismo por necessidade entre pessoas de 55 a 64 anos

No ano passado 60% dos novos empreendedores abriram seu negócio por falta de emprego ou para ter alguma renda
empreendedorismo por necessidade
No ano passado 60% dos novos empreendedores abriram seu negócio por falta de emprego ou para ter alguma renda

No ano passado 60% dos novos empreendedores abriram seu negócio por falta de emprego ou para ter alguma renda

Um levantamento recente do Cebrae revelou um aumento significativo no empreendedorismo por necessidade entre pessoas com 55 e 64 anos. Em 2023, 60% dos empreendedores dessa faixa etária abriram um negócio como alternativa de sobrevivência, um crescimento expressivo se comparado aos 18% registrados em 2018.

Motivos do aumento do empreendedorismo por necessidade

De acordo com Fabiana Davi, analista sênior de negócios do Cebrae de Ribeirão Preto, esse crescimento é parcialmente explicado pelo aumento do desemprego. Diante da dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, muitas pessoas enxergam o empreendedorismo como a única alternativa para gerar renda. O cenário econômico instável contribui para essa tendência.

Perfil dos empreendedores por necessidade

O perfil desses empreendedores é diverso, abrangendo pessoas com diferentes níveis de escolaridade e experiência profissional. Não há um padrão único, embora a dificuldade de recolocação de profissionais mais maduros no mercado de trabalho seja um fator relevante. Apesar do preconceito existente, a experiência de pessoas mais velhas é um ativo valioso, embora ainda não seja plenamente reconhecido por muitas empresas.

Tipos de negócios e desafios

Os setores de alimentação e beleza, especialmente entre mulheres, são os que mais concentram novos empreendimentos. A área de serviços também tem apresentado crescimento. A maioria dos empreendedores inicia seus negócios em áreas que possuem algum conhecimento prévio. As principais dificuldades enfrentadas são a falta de planejamento, a necessidade de adaptação à nova realidade de gestor e a busca por recursos financeiros. A transição de funcionário para empreendedor requer mudanças de comportamento e adaptação às novas responsabilidades. O acesso a linhas de crédito com taxas de juros menores, como as oferecidas pelo Banco do Povo, é fundamental para garantir a sustentabilidade desses empreendimentos.

Superar os desafios do empreendedorismo por necessidade exige planejamento, adaptação e busca por recursos. Embora seja um caminho desafiador, a persistência e a capacidade de aprendizado constante são cruciais para o sucesso.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.