Quem traz os detalhes sobre o programa ‘ALI’ é o gestor de inovação do Sebrae, Eduardo Gomide
O programa Ali, uma parceria entre Sebrae, Governo Federal, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, oferece gratuitamente mais de 300 vagas em Ribeirão Preto para impulsionar a produtividade de micro e pequenas empresas (MPEs).
Quem pode participar?
Empreendedores de MPEs que buscam aumentar o faturamento ou reduzir custos variáveis são elegíveis. O programa auxilia na identificação de soluções e oportunidades de mercado, oferecendo consultoria, cursos, assessorias, rodadas de negócios e acesso a novos mercados.
Como funciona o programa?
O Ali proporciona nove atendimentos individuais presenciais. A metodologia envolve a definição de desafios empresariais, priorização de problemas para otimizar resultados em curto prazo, desenvolvimento de um plano de ação e medição dos resultados, mostrando o impacto de pequenas mudanças na produtividade e lucratividade.
Leia também
Desafios comuns e soluções
Um problema recorrente entre MPEs é a gestão financeira precária. O programa auxilia na organização financeira, mostrando como um simples controle de fluxo de caixa pode identificar e corrigir “furos” financeiros, impactando positivamente os resultados.
Para participar, interessados devem entrar em contato pelo telefone (16) 3602-7738 (Ribeirão Preto). Embora as vagas em Ribeirão Preto sejam 375 e preenchidas por ordem de chegada, o programa Ali está disponível em todo o Brasil.



