CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sebrae-SP promove semana do MEI em Ribeirão Preto

Entidade promoverá oficinas até sábado para esclarecer dúvidas de quem pretende empreender
semana do MEI
Entidade promoverá oficinas até sábado para esclarecer dúvidas de quem pretende empreender

Entidade promoverá oficinas até sábado para esclarecer dúvidas de quem pretende empreender

A oitava edição da Semana do MEI, dedicada aos Microempreendedores Individuais, está em andamento e se estenderá até o dia 7 de maio, oferecendo uma variedade de ações gratuitas, incluindo uma praça de atendimento e uma caravana de serviços.

Atendimento e Orientação do Sebrae

Os interessados terão acesso ao atendimento do Sebrae Móvel, além de oficinas e orientações direcionadas tanto para aqueles que desejam formalizar seus negócios quanto para aqueles que buscam aprimorar o desenvolvimento de suas empresas. O escritório regional do Sebrae em Ribeirão Preto está oferecendo atendimento especial até o sábado, dia 7, incluindo concursos e oficinas sobre temas como formação de preços e planejamento.

Oportunidades e Benefícios para o MEI

Adriano Busoli, consultor do Sebrae, destaca a importância do atendimento oferecido no escritório regional, com uma equipe de consultores pronta para esclarecer dúvidas, especialmente sobre as obrigações legais do MEI, alterações de atividades e a declaração anual a ser realizada até o final de maio. Ele também ressalta a importância do planejamento e da formação de preço de venda, enfatizando a necessidade de um produto focado no cliente certo e com o preço adequado. Os serviços oferecidos visam diminuir a inadimplência e orientar sobre a gestão dos negócios.

Crescimento do MEI e Requisitos

Busoli lembra que muitas pessoas encontram no empreendedorismo uma alternativa de renda. No estado de São Paulo, 36% das microempresas são Microempreendedores Individuais, totalizando aproximadamente um milhão e meio de empresas formalizadas como MEI. De 2014 para 2015, houve um crescimento de 32,7% na formalização como Microempreendedor Individual.

Para se enquadrar nas regras do sistema MEI, é necessário ter uma atividade permitida e faturar no máximo R$ 60 mil por ano. Não é permitido ter participação em outra empresa como sócio ou titular e o MEI pode ter no máximo um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. O MEI oferece uma carga tributária reduzida e o pagamento do carnê mensal é feito com valores fixos durante o ano. Mais informações podem ser encontradas no portal do empreendedor: empreendedor.gov.br.

A iniciativa oferece suporte valioso para o desenvolvimento e formalização de pequenos negócios.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.