CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seca faz nível de rios e represas cair 90% em Araraquara

Acumulado de chuva na comparação dos primeiros meses de 2024 com o ano passado, caiu pela metade
Nível de rios e represas cair
Acumulado de chuva na comparação dos primeiros meses de 2024 com o ano passado, caiu pela metade

Acumulado de chuva na comparação dos primeiros meses de 2024 com o ano passado, caiu pela metade

A cidade de Araraquara enfrenta uma grave situação de seca, Nível de rios e represas cair 90% em Araraquara, com níveis dos rios e represas significativamente reduzidos. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o volume dos corpos hídricos está 90% abaixo do normal devido à queda acentuada das chuvas na região.

Dados da Defesa Civil do Estado indicam que o volume acumulado de chuvas entre janeiro e setembro de 2024 caiu praticamente pela metade em comparação ao mesmo período de 2023, passando de 925 milímetros para 456 milímetros. A última precipitação registrada em Araraquara ocorreu em 16 de setembro, com volume inferior a um milímetro, caracterizando uma chuva rápida e isolada. A última chuva mais significativa, com volume superior a 10 milímetros, foi registrada em 10 de atrássto.

Classificação da seca e impacto no abastecimento

De acordo com o Índice Integrado de Secas do Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres (Semadém), Araraquara está classificada com seca extrema, um estágio apenas inferior ao nível excepcional. A escassez de chuvas constantes ao longo do ano resultou em níveis críticos nos reservatórios que abastecem a cidade.

Os rios e represas responsáveis por duas das três captações de água da cidade apresentam volumes 90% abaixo da média histórica. Essas captações são responsáveis por cerca de 35% do abastecimento de água de Araraquara, atendendo aproximadamente 60 mil habitantes.

Medidas adotadas para controle do consumo: O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAE) informou que as regiões abastecidas total ou parcialmente pelas represas estão sujeitas a limitações na regularidade do fornecimento de água. Em contrapartida, os setores abastecidos exclusivamente por poços artesianos não foram afetados pela crise hídrica.

Para controlar o consumo, o DAE implementou um regime de racionamento, com restrições em dias e horários de maior demanda. As áreas mais impactadas incluem a região da Fonte, as zonas Alta e Média, Vila Chaveé e Paiozona Alta.

Segundo o DAE, o impacto da seca poderia ser ainda maior se não fosse a possibilidade de alguns setores abastecidos por poços artesianos auxiliarem na demanda. No entanto, limitações hidráulicas e topográficas impedem o atendimento completo da população, especialmente nos horários de pico.

Previsão climática e situação em cidades vizinhas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê chuvas acima da média para o mês de outubro em grande parte do estado de São Paulo, assim como em outras regiões do Sul e Sudeste do Brasil, especialmente na segunda quinzena do mês. Essa previsão traz esperança de melhora na disponibilidade hídrica para Araraquara.

Entretanto, a situação não é exclusiva de Araraquara. A cidade vizinha de São Carlos também enfrenta problemas relacionados à seca, com ausência prolongada de chuvas e dificuldades no abastecimento em diversos bairros.

Entenda melhor
  • Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden): órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo monitoramento de eventos naturais extremos.
  • Índice Integrado de Secas (Semadém): sistema que classifica o grau de severidade da seca em diferentes regiões.
  • Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAE): autarquia responsável pelo fornecimento e gestão da água em Araraquara.
  • Previsão do INMET: indica possibilidade de chuvas acima da média para outubro, o que pode aliviar a crise hídrica.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.