CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seca no Centro-Oeste impacta negativamente nas lavouras

Ouça a coluna 'CBN Agronegócio', com José Carlos de Lima Júnior
Seca no Centro-Oeste
Ouça a coluna 'CBN Agronegócio', com José Carlos de Lima Júnior

Ouça a coluna ‘CBN Agronegócio’, com José Carlos de Lima Júnior

A seca que assola o centro-oeste do Brasil tem gerado preocupação no setor do agronegócio, com impactos significativos nas lavouras de soja e milho. As perdas na produção podem ultrapassar os 20%, levando à supervalorização dos produtos e ao aumento dos custos de produção.

Impacto nos Insumos e na Produção Animal

A redução na oferta de soja e milho, dois importantes insumos para a nutrição animal, tende a encarecer a produção de aves, suínos e da bovinocultura. Esse aumento nos custos de produção inevitavelmente será repassado ao consumidor final, resultando em preços mais altos para a carne.

Prejuízos para o Estado e Produtores

Um estudo do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que a quebra da safra de soja pode retirar cerca de R$ 1 bilhão de recursos do estado. A situação exige atenção e medidas de apoio aos produtores, que criticam o plano safra e demonstram preocupação com a possível desvalorização do dólar, o que poderia agravar ainda mais os prejuízos.

Dados da Conab e Perspectivas do Mercado

Embora a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indique um aumento de 1,4% na produção de grãos em relação à safra anterior, produtores questionam esses dados e preveem uma queda na produção. A redução na área plantada de milho em favor da soja, impulsionada pela valorização desta última, também contribui para a diminuição da oferta de milho no mercado.

O cenário exige atenção e acompanhamento constante, com o objetivo de mitigar os impactos negativos da seca e garantir a sustentabilidade do setor.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.