CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seca prolongada pode gerar racionamento de água em Franca

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
Racionamento de água
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes

A cidade de Franca, com seus 300 mil habitantes, depende há mais de 30 anos do Rio Canoas para o abastecimento de água. No entanto, a prolongada seca deste ano tem impactado severamente o nível do rio, gerando preocupação quanto à capacidade de manter o fornecimento para toda a população.

Impacto da Seca no Abastecimento

De acordo com Graça Caluz, gerente da Sabespirrui, a situação é alarmante. A operação da estação elevatória já está sendo afetada, com a possibilidade de redução no número de bombas em funcionamento durante o dia, caso o nível do rio continue a baixar. O consumo na cidade, por outro lado, permanece constante, intensificando o desafio.

Medidas Adotadas e Perspectivas Futuras

Para evitar o desabastecimento, a Sabespirrui já implementou medidas emergenciais, como a ativação de dois poços artesianos que suprem 10% do consumo total da cidade. No entanto, a empresa não descarta a necessidade de racionamento em determinados horários, especialmente durante os meses críticos de atrássto e setembro.

Racionamento à Vista?

A Sabespirrui avalia a necessidade de implementar um programa de racionamento, que pode ser necessário em determinados horários do dia. A decisão final será tomada com base no monitoramento contínuo do nível do Rio Canoas e do consumo na cidade, com o objetivo de garantir o abastecimento para o maior número possível de moradores.

O cenário exige atenção e medidas preventivas para mitigar os efeitos da crise hídrica e assegurar o acesso à água para a população de Franca.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.