CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretaria alega que população recebe mudas e assina termo de compromisso

Após denúncia da CBN Ribeirão, pasta do Meio Ambiente admitiu falha na fiscalização para verificar se o plantio foi feito
Mudas e termo compromisso
Após denúncia da CBN Ribeirão, pasta do Meio Ambiente admitiu falha na fiscalização para verificar se o plantio foi feito

Após denúncia da CBN Ribeirão, pasta do Meio Ambiente admitiu falha na fiscalização para verificar se o plantio foi feito

Desde que a CPFL, com autorização da prefeitura de Ribeirão Preto, iniciou a remoção de árvores plantadas sob linhas de transmissão, a população questiona a compensação ambiental. Cerca de 1.300 árvores foram cortadas, e outras 13.700 doadas pela CPFL ao município para replantio.

Prefeitura e a Compensação Ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente recebeu a incumbência de plantar ou distribuir as mudas. O secretário Otávio Ocano afirmou à CBN que as mudas foram entregues aos moradores mediante assinatura de termo de compromisso, sem fiscalização efetiva. Ele argumenta que a fiscalização se concentra em plantios de compensação ambiental feitos por empresas, e não em ações do município. Segundo Ocano, existe uma lei de 1935 que proíbe o plantio de árvores de grande porte sob linhas de transmissão de energia.

Falta de Fiscalização e Investimentos

O Ministério Público notificou a prefeitura e a CPFL para explicarem o processo de compensação ambiental. O ambientalista Paulo Finotti critica a falta de planejamento e a delegação da obrigação pública à população. Ele destaca a necessidade de investimento em políticas públicas para aumentar o verde na cidade, considerando que a vegetação atual está abaixo do mínimo ideal. Finotti também questiona a entrega de mudas à população, argumentando que a prefeitura e a empresa deveriam assumir a responsabilidade pelo plantio e manutenção das árvores.

Impactos e o Futuro

A situação evidencia a necessidade de um planejamento mais eficaz para a compensação ambiental, com mecanismos de fiscalização e acompanhamento. A falta de controle sobre o destino das mudas e a ausência de investimentos em políticas públicas para arborização preocupam a população e ambientalistas. A investigação do Ministério Público poderá trazer esclarecimentos e, se necessário, resultar em um novo plano de ação para garantir a recomposição da vegetação urbana.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.