Alunos vão participar de seletivas para mil bolsas de intercâmbio em países de língua inglesa; conheça o projeto!
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou a lista com mais de 72 mil estudantes classificados para as aulas intensivas de inglês do programa Prontos para o Mundo. Entre eles, 1.497 são da região de Ribeirão Preto. Ao longo de 2024, os participantes passarão por preparação para uma avaliação que selecionará os primeiros mil alunos para intercâmbio em 2025, quando deverão cursar o ensino médio em países de língua inglesa.
Seleção, critérios e cronograma
De acordo com a coordenadora do programa Prontos para o Mundo, Santusa Paulute Nogueira Picaglio, os alunos inscritos receberão 120 horas adicionais de inglês em contraturno, fora da grade regular. A partir do início das aulas, a Secretaria publicará o edital do intercâmbio. A seleção levará em conta desempenho acadêmico e frequência escolar, critérios que já constam nos editais do programa de inglês e serão reiterados no edital específico do intercâmbio.
O objetivo, explica a coordenadora, é conceder bolsas aos melhores alunos. A escolha pelo foco no inglês também tem motivação técnica: dados estaduais apontam que desempenho em inglês contribui para melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio, o que pode facilitar tanto o ingresso em universidades quanto oportunidades futuras no mercado de trabalho.
Leia também
Países envolvidos e abrangência para professores
Os países selecionados inicialmente para receber os estudantes são Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Inglaterra e Irlanda também foram incluídos no programa, com previsão de maior foco em cursos voltados a professores, destinados a capacitação docente em língua inglesa. A Secretaria informou que a intenção é, com o tempo e a ampliação do programa, incluir outros idiomas.
Sobre a participação de professores, a coordenadora destacou que não há limitação numérica para docentes que se enquadrem no perfil. Quando a iniciativa foi proposta pelo secretário, foi definido que todos os professores em sala de aula com atribuição de inglês seriam chamados, sem teto definido. A estimativa inicial é de cerca de seis mil professores com atribuição de inglês que poderão ser contemplados.
Formato do intercâmbio e cobertura de custos
O intercâmbio terá duração de um semestre letivo e será 100% gratuito. A Secretaria da Educação informou que todos os aspectos da estadia e do estudo serão providenciados, incluindo documentação pessoal, passaporte, visto, hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas. Os participantes também receberão bolsa auxílio para despesas pessoais durante o período no exterior.
No momento, a prioridade é garantir a oferta das aulas de inglês e o engajamento dos alunos na etapa preparatória. Quando todos os estudantes estiverem matriculados e cursando, a Secretaria irá publicar o edital com as regras finais do intercâmbio e o processo de seleção para as vagas internacionais.
O anúncio marca uma ampliação das ações de internacionalização da rede pública estadual e busca reduzir desigualdades no acesso a ensino de línguas, alinhando capacitação linguística a metas de desempenho escolar e perspectivas de inserção no mercado de trabalho.



