CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretaria da Educação do Estado confirma fechamento de escolas em Ribeirão

Novo protesto foi realizado na Avenida Nove de Julho, em frente a sede regional da diretoria de ensino estadual
fechamento de escolas
Novo protesto foi realizado na Avenida Nove de Julho, em frente a sede regional da diretoria de ensino estadual

Novo protesto foi realizado na Avenida Nove de Julho, em frente a sede regional da diretoria de ensino estadual

A Secretaria de Educação do Estado confirmou o fechamento de escolas em Ribeirão Preto, gerando protestos por parte dos alunos. A medida faz parte de um estudo de reformulação no estado de São Paulo, que será apresentado ao governador no dia 13.

O Plano de Reformulação

Segundo Simone Maria Loca, dirigente de educação regional, o estudo foi concluído e aponta para o fechamento de cinco escolas na cidade. O objetivo, de acordo com a dirigente, é favorecer os alunos e a aprendizagem, buscando manter as escolas com ciclos completos ou, no mínimo, dois ciclos. Ela ressalta que o estudo ainda passará por análise do governador, que receberá informações de todas as diretorias antes de tomar uma decisão final.

Reações e Manifestações

O remanejamento de alunos e o estudo por ciclos têm gerado manifestações, com alunos temendo serem transferidos para escolas distantes de suas casas. A dirigente regional de ensino afirma não entender as manifestações, alegando que novas escolas foram abertas na cidade e o remanejamento já ocorreu de forma tranquila, com pais e alunos satisfeitos.

Participação da Sociedade e Críticas

Professores e alunos defendem que a reformulação seja discutida com a sociedade, criticando a forma como está sendo conduzida, considerada autoritária. O professor de filosofia Victor Hugo Barb ressalta a importância da participação dos educadores no debate, denunciando o problema da desorganização e os impactos negativos para alunos e professores.

Denúncias e Próximos Passos

Alunos denunciam problemas como vandalismo e falta de infraestrutura nas escolas, que afetam diretamente a educação. Integrantes do movimento Panelaço em Ribeirão Preto manifestaram apoio aos estudantes, defendendo a importância de movimentos estudantis autônomos e não partidários. No dia 14, está prevista uma manifestação unida de todas as escolas estaduais em Ribeirão Preto para exigir um debate sobre o assunto.

O estudo, somado a outras reivindicações, gera polêmica e exige organização por parte dos estudantes para que os pontos levantados sejam considerados, sem influência política, buscando resultados efetivos para a educação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.