Para se adequar ao calendário estadual, rede municipal terá quatro recessos distintos
A Secretaria da Educação de Ribeirão Preto anunciou dois novos recessos escolares para o ano letivo de 2024 da rede municipal, além do recesso de julho e das férias de janeiro. A mudança, publicada no Diário Oficial do município, visa compatibilizar o calendário escolar com o da rede estadual.
Novos Recessos Escolares
Os recessos serão intercalados entre os bimestres escolares. O primeiro ocorrerá entre 20 e 24 de abril, incluindo o feriado de Tiradentes (21 de abril). O segundo, tradicionalmente em julho, será de 8 a 21 do mesmo mês. Um terceiro recesso está previsto entre 12 e 16 de outubro, abrangendo os feriados de Nossa Senhora Aparecida e Dia dos Professores. Por fim, um quarto recesso acontecerá de 24 a 31 de dezembro, antecedendo as férias de janeiro (1º a 31).
Calendário Escolar e Consulta Pública
O ano letivo de 2024 terá início em 3 de fevereiro. A Secretaria da Educação afirma que a decisão de implementar os novos recessos foi tomada após consulta pública e reuniões com professores, diretores, coordenadores e cuidadores pedagógicos da rede municipal. O Conselho Municipal da Educação e a APROFERP também participaram do processo.
Impacto na Rede Municipal
A rede municipal de Ribeirão Preto atende atualmente 47 mil alunos matriculados em educação infantil, ensino fundamental, educação especial, educação profissional básica e educação de jovens e adultos. A alteração no calendário visa melhorar a organização do ano letivo e atender às necessidades da comunidade escolar.



