CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretaria da Educação reprova cronograma de reposição de aulas em 14 escolas municipais

Cerca de 7 mil estudantes ainda não começaram a estudar o conteúdo atrasado
reposição de aulas
Cerca de 7 mil estudantes ainda não começaram a estudar o conteúdo atrasado

Cerca de 7 mil estudantes ainda não começaram a estudar o conteúdo atrasado

Cerca de 7 mil alunos de Ribeirão Preto ainda aguardam o início da reposição das aulas perdidas devido à greve dos servidores públicos. O motivo? A Secretaria da Educação reprovou os cronogramas apresentados por 14 escolas municipais, alegando inconsistências com uma resolução municipal.

Resolução e Conflitos

A resolução da Secretaria estabelece que os 16 dias de paralisação devem ser repostos prioritariamente em dias de recesso escolar. Datas de eventos escolares e sábados são alternativas secundárias, e os planos precisam ser aprovados pelo conselho de cada escola. Entretanto, o presidente do Conselho de Educação, Márcio Silva, argumenta que a resolução contraria uma lei municipal que define o estatuto do magistério e as atribuições dos conselhos escolares. Ele cita como exemplo a proposta de aulas aos domingos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), inviável para alunos trabalhadores, e a interferência nos planos de férias das famílias.

Pontos de Discórdia

Para Márcio Silva, a resolução ignora a realidade dos alunos e das escolas, com a supervisão apresentando inconsistências na aprovação dos cronogramas. Um professor de história chegou a recorrer ao Ministério Público. Já o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, justifica a resolução pela necessidade de uniformizar as reposições e garantir a qualidade do ensino, assegurando que todo o conteúdo perdido seja efetivamente reposto. Ele destaca a inadequação dos sábados para aulas e os possíveis conflitos de calendário na EJA. A uniformização também visa facilitar a organização dos profissionais que atuam em mais de uma escola.

Próximos Passos

Com a reprovação dos cronogramas, as 14 escolas precisarão reapresentar seus planos à Secretaria da Educação. Somente após a aprovação, os 7 mil alunos poderão iniciar a reposição das aulas perdidas. A questão ainda promete gerar debates e novas discussões entre a Secretaria e os conselhos escolares.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.