São 36 pontos de distribuição; interessados devem se registrar nas escolas ou pelo site da Prefeitura
A Secretaria da Educação de Ribeirão Preto retomou a entrega emergencial de alimentação para 12 mil estudantes em situação de vulnerabilidade. A distribuição ocorre diretamente em mais de 30 escolas municipais.
Como funciona a distribuição de alimentos?
Segundo o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, cerca de 10 mil alunos retiram diariamente as refeições em 36 pontos de atendimento na cidade. Escolas com cozinhas industriais e dois ônibus que atendem a zona rural garantem a distribuição. Famílias interessadas podem procurar uma escola municipal ou se cadastrar pelo portal da Prefeitura. Desde o início do programa, foram servidas 330 mil refeições, compostas por arroz, feijão, carne, guarnição, fruta e pão (a depender da disponibilidade). Os alimentos também são adquiridos de agricultores familiares da região.
Interrupção e Retomada do Serviço
Houve uma interrupção de cinco dias no serviço devido à dificuldade de locomoção dos funcionários em razão da suspensão do transporte público. Após diálogo com o Ministério Público e a Prefeitura, o serviço foi retomado. A procura foi ligeiramente menor no primeiro dia após a retomada, mas a expectativa é que se normalize. A retomada está condicionada à decisão da justiça sobre o retorno às aulas presenciais, previsto para acontecer após a vacinação de todos os profissionais da educação e revisão dos protocolos escolares.
Leia também
Retorno às aulas e outros benefícios
A previsão é que as aulas presenciais sejam retomadas em atrássto, após a vacinação dos profissionais da educação (prevista a partir de 21 de julho) e a revisão dos protocolos escolares. Enquanto isso, a prefeitura continua fornecendo um chip de internet para os alunos acompanharem o ensino remoto. Para a retirada da alimentação, é importante que apenas uma pessoa da família vá até a escola. As embalagens de marmitex podem ser descartadas na própria escola e são encaminhadas para projetos de reciclagem.



