Criminosos se passam por funcionários da Prefeitura para realizarem cobrança de tributos; confira as orientações
Golpistas se fazem passar por funcionários da Prefeitura de Ribeirão Preto para aplicar golpes, alerta a Secretaria da Fazenda.
Aumento de casos
Segundo o secretário da Fazenda, Edilton Wolpes, o número de munícipes procurando a secretaria por causa de golpes aumentou significativamente nos últimos dias. A recomendação é desconfiar de qualquer contato, seja por telefone ou e-mail, que solicite dados pessoais ou peça pagamentos.
Como se proteger
A secretaria reforça que não realiza nenhum procedimento via telefone ou e-mail. Para verificar a veracidade de qualquer informação, o munícipe deve entrar em contato com a Prefeitura pelos canais oficiais: central de relacionamento, Poupatempo ou site da prefeitura (ribeiraopreto.sp.gov.br). O site também oferece diversos serviços online, incluindo pagamentos.
Recomendações importantes
Em caso de suspeita, a orientação é interromper imediatamente a ligação ou contato por e-mail e não fornecer informações sensíveis como CPF, dados bancários ou informações de cartão de crédito. Se o munícipe já tiver sido vítima, deve registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e buscar meios jurídicos para ressarcimento. A Prefeitura não realiza cobranças por meio de ligações telefônicas ou e-mails, e todas as comunicações oficiais são iniciadas pela própria prefeitura.



