Diligências para coibir as adulterações fiscais acontecem em Ribeirão, Cravinhos e Franca, além de outras cidades do estado
A Secretaria da Fazenda de São Paulo deflagrou uma operação nesta manhã para combater a sonegação fiscal na venda de medicamentos. As cidades de Ribeirão Preto, Franca e Cravinhos são alvos da ação, que conta com a participação de fiscais da fazenda estadual e policiais civis da Divisão de Polícia Fazendária.
Operação contra sonegação de impostos
Segundo o delegado regional tributário de Ribeirão Preto, Rafael de Oliveira, um grupo com núcleo em Goiás teria movimentado cerca de R$ 300 milhões em operações no estado de São Paulo entre 2013 e 2018, deixando de recolher R$ 40 milhões em impostos. O grupo criava empresas de fachada para sonegar impostos.
Investigação e alvos
As investigações começaram em meados de 2016 com uma operação do Ministério Público de Goiás, com participação do Ministério Público de São Paulo. Foram detectadas empresas simuladas que realizavam operações fraudulentas de medicamentos entre Goiás e São Paulo. A operação atual visa apreender provas, documentos fiscais e arquivos digitais para identificar os beneficiários e as empresas de fachada envolvidas, tanto em Goiás quanto em São Paulo.
Leia também
Sequência de operações
Esta operação segue outras ações recentes da Secretaria da Fazenda, como a operação da semana passada que combateu a sonegação de impostos na comercialização de bebidas. Em ambos os casos, o modus operandi envolvia empresas de fachada para transportar produtos entre empresas e vendê-los em estados com impostos mais baixos, visando a sonegação fiscal.



