CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Secretaria da Justiça lança campanha contra intolerância religiosa

Iniciativa visa coibir os casos de ódio relacionados às escolhas e práticas religiosas
Intolerância religiosa
Iniciativa visa coibir os casos de ódio relacionados às escolhas e práticas religiosas

Iniciativa visa coibir os casos de ódio relacionados às escolhas e práticas religiosas

A Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo lançou uma campanha de conscientização contra a intolerância religiosa, crime previsto em lei. A iniciativa visa fortalecer os canais de denúncia e alertar a população sobre a importância do respeito às diferentes crenças.

Intolerância Religiosa: Um Crime em Números

Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascarete, no estado de São Paulo, um caso de intolerância religiosa é registrado a cada 15 horas. O secretário destaca que as denúncias por intolerância religiosa superam, em alguns casos, as de preconceito racial e homofobia, reforçando a urgência da campanha.

A Campanha e os Canais de Denúncia

A campanha, que busca promover o respeito ao próximo e cultivar a paz, disponibiliza canais de denúncia por e-mail ([email protected]) e telefone (11 3291 2624). A ação conta com a parceria de diversas instituições, como a OAB, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público e empresas privadas. Dados de 2012 e 2017 do Disque 100 apontam 1.500 denúncias, evidenciando a necessidade de combate a esse tipo de crime em um país com grande diversidade religiosa.

Em um país marcado pelo sincretismo religioso, a intolerância religiosa é um conflito grave. A Constituição Federal garante a liberdade de crença, mas a campanha busca conscientizar a população sobre a importância do respeito à diversidade religiosa e a necessidade de se combater a discriminação contra qualquer fé. A campanha é permanente e, diante do aumento de crimes de intolerância religiosa, está sendo disseminada de forma mais abrangente.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.