Mamífero foi encontrado morto na última semana no bairro Jardim Paulista; doença é uma das mais letais do mundo
Um caso de raiva em morcego foi confirmado em Ribeirão Preto, causando alerta na região.
Morcego com Raiva Encontrado no Jardim Paulista
No dia 24 de março, um morcego encontrado caído em uma rua no Jardim Paulista teve o exame para raiva confirmado pelo Instituto Pasteur. Após o diagnóstico, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Vigilância em Saúde, reforçou orientações aos moradores sobre os riscos da doença.
Ações da Vigilância em Saúde
Segundo Pedro Henrique Ferreira Teles, médico veterinário da Vigilância, a estratégia adotada é um “bloqueio educativo”. A equipe foca em áreas onde mais de um morcego positivo já foi encontrado, divulgando a importância da notificação de morcegos para recolhimento e análise, a fim de determinar se há transmissão viral disseminada ou se trata de casos isolados. A campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos, prevista para atrássto, continua mantida, mas a dose é oferecida gratuitamente na Coordenadoria de Bem-Estar Animal na Via Norte durante todo o ano.
Leia também
Recomendações à População
A transmissão da raiva ocorre exclusivamente pelo contato com a saliva de animais infectados por meio de mordedura. Ao encontrar um morcego caído, a recomendação é contatar a Vigilância em Saúde (telefone 3628-2525, das 8h às 17h). É importante isolar o animal com um balde, caixa ou pano, aguardando o recolhimento pela equipe. Embora os morcegos geralmente não ataquem, podem morder em legítima defesa se manuseados. Este é o segundo caso confirmado de raiva em morcegos em Ribeirão Preto este ano.


