Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde alerta que adesão à vacinação está baixa na cidade, com cobertura de 37%
Baixa adesão à vacinação contra gripe preocupa autoridades em Ribeirão Preto
A campanha de vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto apresenta resultados preocupantes. De acordo com Luzia Márcia Romanholi, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, apenas 37% da população recebeu a dose até o momento. Esse índice é considerado baixo, principalmente considerando o período favorável à proliferação de vírus respiratórios.
Casos de Influenza e óbitos registrados
A cidade já registra casos de influenza, inclusive com óbitos, especialmente entre idosos. Romanholi destaca a baixa adesão, com apenas 24% de cobertura vacinal em crianças e 34% em idosos, grupos mais vulneráveis à doença.
Vacinação ampliada para toda a população
A vacina contra a gripe, aplicada anualmente desde 1999, garante proteção, mas seus efeitos não são permanentes, necessitando de reforço anual. Diante da baixa adesão, a campanha foi ampliada para toda a população, independente de pertencer aos grupos prioritários. A recomendação é que todos se vacinem.
Leia também
A campanha de vacinação segue em andamento e a prefeitura reforça a importância da imunização para a proteção individual e coletiva contra a gripe, especialmente em um período de maior circulação de vírus respiratórios. A proteção oferecida pela vacina é fundamental para reduzir a gravidade da doença e evitar complicações.



