Além do HIV, testes de outras doenças sexualmente transmissíveis podem ser realizados gratuitamente em postos de saúde
Em Ribeirão Preto, a Secretaria da Saúde realiza campanha de conscientização e mutirão de testes rápidos para detecção de HIV e Aids em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Mutirão na Praça XV de Novembro
Até 14h do dia 1º de dezembro, a Praça XV de Novembro, localizada na região central da cidade, abrigou um mutirão com testes rápidos, orientações e distribuição de preservativos. Equipes do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids realizaram os atendimentos.
Diagnóstico Precoce e Aumento de Casos entre Jovens
A coordenadora do programa, Dra. Liz Neves, alerta para a importância do diagnóstico precoce. Apesar da queda na mortalidade por Aids (78% em 10 anos) e na taxa de mortalidade por Aids (mais de 60% no mesmo período), houve um aumento preocupante na taxa de detecção do HIV, principalmente entre jovens de 15 a 29 anos (mais de 200%). Entre homens jovens, o aumento foi ainda mais significativo: quase 400% para menores de 19 anos e mais de 100% para a faixa de 20 a 24 anos.
Leia também
Prevenção e Atendimento
A Dra. Neves destaca a necessidade de prevenção e informa que o atendimento especial continua nas unidades de saúde até o próximo sábado. Pessoas sexualmente ativas que nunca fizeram testes ou que têm relações sexuais desprotegidas podem procurar qualquer unidade de atendimento básico de saúde em Ribeirão Preto para realizar testes de DST ou HIV.


