Marcela Zaparoli, dirigente de ensino, explica como funciona o Ensino de Jovens e Adultos e como as inscrições podem ser feitas
A Secretaria de Educação está com matrículas abertas para o segundo semestre na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa é destinado a pessoas que não concluíram os estudos e desejam retomar o ensino fundamental (anos finais) a partir dos 15 anos, Secretaria de Educação tem matrículas abertas, ou o ensino médio a partir dos 18 anos.
Modalidades oferecidas: O EJA regular é semestral e exige frequência diária no período noturno. Além disso, há o EJA SEJA, uma escola especializada para alunos mais velhos que não concluíram os estudos. Nesta modalidade, a matrícula é obrigatória, mas a frequência é facultativa, com apoio de professores para tirar dúvidas e auxiliar os alunos. O EJA SEJA permite concluir o ensino médio em um prazo mais rápido.
Inscrições: As inscrições podem ser feitas presencialmente em qualquer escola, independentemente de a unidade oferecer a modalidade, ou pelo site www.sed.educacaocentilsense.sp.gov.br. Também é possível se inscrever nos postos Poupatempo.
Leia também
Oferta de cursos de idiomas: A Secretaria de Estado, por meio da diretoria de ensino, oferece cursos de idiomas como inglês, espanhol e francês. Atualmente, em Iberão, há demanda para inglês e espanhol, oferecidos na Escola Alberto Santos Dumont. Caso surja interesse por outras línguas, a oferta pode ser ampliada. As inscrições para esses cursos seguem os mesmos procedimentos do EJA.
Ensino técnico: Está em andamento o período de consulta para cursos técnicos integrados ao ensino médio. São cerca de 10 opções, incluindo enfermagem, administração e vendas, que os alunos podem escolher para complementar sua formação.
Informações adicionais
Para esclarecimentos, a diretoria de ensino da região de 9 de Julho está disponível para atender a população. A iniciativa visa facilitar o acesso à educação para quem deseja retomar os estudos, com flexibilidade de horários e modalidades.



