Lote da Pfizer Baby deve ser entregue ao município até o final desta semana; Governo de SP foca em imunização contra a dengue
Ribeirão Preto enfrenta falta de vacinas contra Covid-19
Esgotamento dos estoques
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto confirmou o esgotamento do estoque de vacinas contra a Covid-19 em todos os postos de saúde da cidade. A prefeitura aguarda um novo lote da Pfizer Baby, destinado apenas a crianças menores de cinco anos, até o final da semana. Não há previsão para o recebimento de vacinas para maiores de cinco anos.
Prioridades para doses de reforço
A prefeitura recomenda a dose de reforço para gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensão, com uma dose anual. O Ministério da Saúde, responsável pelo envio das doses, ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Nova vacina contra dengue
Em contraponto à situação da vacina contra Covid-19, o governo do Estado anunciou a disponibilidade de uma nova vacina contra a dengue para pessoas de 2 a 59 anos. Desenvolvida em parceria com um laboratório chinês e testada pelo Instituto Butantã, essa vacina de vírus vivo atenuado apresenta alta eficácia (80% para quem nunca teve dengue e 90% para quem já teve), sendo aplicada em dose única. Atualmente, a vacina contra dengue disponível no SUS é destinada a crianças de 10 a 14 anos. A nova vacina está em fase de registro na Anvisa e deve ser disponibilizada pelo SUS em 2024.
A situação em Ribeirão Preto destaca a necessidade de um contínuo monitoramento e planejamento na distribuição de vacinas, garantindo o acesso da população aos imunizantes essenciais para a prevenção de doenças.



