Serão 36 postos abertos das 8h às 16h30 para atender os grupos prioritários, como pessoas com doenças crônicas
No sábado, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto realiza um mutirão — o dia D de vacinação contra a influenza. Os postos de saúde ficarão abertos para atender os grupos prioritários.
Grupos prioritários
Serão atendidos, prioritariamente, crianças, idosos e pessoas com comorbidades ou condições de saúde pré-existentes, que têm maior risco de desenvolver complicações graves em caso de gripe.
Riscos da influenza
A infectologista Silva Fonseca lembra que, com as variações climáticas e maior circulação de vírus, a gripe não pode ser tratada como doença banal. Segundo a médica, a infecção pode evoluir para pneumonia, provocar internações e até levar à morte; também há associação com eventos como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Leia também
Vacinação anual
Fonseca explica ainda que os vírus circulantes mudam com o tempo, e por isso as doses da vacina são atualizadas a cada ano para oferecer proteção contra as cepas em evidência. A recomendação é que as pessoas dos grupos prioritários retornem anualmente para manter a proteção.
A Secretaria reforça a importância de que quem integra os grupos prioritários procure os postos no dia D para atualizar a vacinação e reduzir o risco de complicações associadas à influenza.



